top of page

Comentários Eleison nº 784



Por Dom Williamson

Número DCCLXXXIV (784) – 23 de julho de 2022


MATERIAL DE LEITURA


Que ninguém se desespere por causa desses tempos perversos;

Deus pode escrever certo pelas linhas mais tortas.


Permita-me agradecê-lo por me ter enviado 7 volumes de seus escritos, 4 volumes de “Cartas do Reitor” (1983-2003) e 3 volumes de “Comentários de Eleison” (2005-2019). Eu não conhecia esse grande tesouro da história, cultura, música e arte católicas. Ler os livros tem sido uma restauração “rápida” da Verdade na Fé, na história e na cultura. Estou realizando uma colheita de compreensão em meu coração e em minha alma, depois de décadas vagando pelo deserto do Modernismo. Em um mundo de completo e absoluto contrassenso, quão verdadeira, quão refrescante é a objetividade que o senhor mesmo encontrou no Arcebispo Lefebvre e seguiu. Eu acredito que este é o remédio para as torrentes e os tormentos do subjetivismo e para a confusão que nos rodeiam nos dias de hoje.


Quando criança, morei em uma bela e pequena cidade do interior. Em 1970, aos 12 anos, meus pais protestantes me levaram com eles para o exílio, nos subúrbios de uma grande cidade moderna, onde eu experimentaria praticamente todas as consequências devastadoras da vida urbana moderna para uma jovem... e também do “homem ocupando o lugar de Deus” através do dinheiro e do materialismo, do consumismo, do colapso da moralidade, do feminismo, do ecumenismo e da rebelião. Infelizmente, meus familiares foram radicalmente influenciados e afetados por todos esses destruidores liberais e modernistas da família, do coração e da alma. Nesta viagem, perdi minha admiração natural e meu amor nascente por Deus, a quem começara a amar na beleza da Criação no pequeno povoado da minha infância.


Em meados da década de 1970, frequentei uma universidade de uma grande cidade, onde obtive uma “educação” completamente inútil com o chamado “grau”. Eu tinha certeza de que, se a verdade existisse, não se encontraria naquele lugar. Felizmente, tornei-me uma enfermeira registrada em um maravilhoso e antigo hospital. Mas quase inevitavelmente o pecado, a propaganda antifamília, a imoralidade, os danos emocionais, as drogas, as tolices pseudoespirituais da Nova Era, tudo isso causou estragos em minha vida, de modo que quando me tornei mãe solteira de um pequeno e querido filho no final dos anos 80, eu percebi que não sabia absolutamente nada sobre como cuidar dele ou como realmente amá-lo. Eu nunca quis “uma carreira”, mas apenas buscar o que era verdadeiro e aprender a amar.


Pela graça de Deus, em 1991 Ele me revelou que Seu Filho, Jesus Cristo, está vivo, Ressuscitado! O que se seguiu foram outros quase vinte anos de protestantismo através de dez “denominações”, depois mais de dez anos de catolicismo Novus Ordo, durante os quais comecei a discernir quantidades cada vez mais alarmantes de protestantismo... Céus!... E recentemente, dois anos de Tradição Católica, através dos quais ouvi falar do senhor e de Dom Lefebvre, e agora o esclarecimento rápido de todas as coisas através de seus livros. Estou finalmente percebendo que há luz no fim do túnel do “homem que ocupa o lugar de Deus”! Permita-me oferecer um trecho da Escritura (Eclesiástico VIII, 11-12) para expressar minha gratidão pela alegria de descobrir a preservação da Verdade na, da e para a Santa Igreja de Deus:


“Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, porque os aprenderam com seus pais.


Com eles aprenderás a compreender, e a dar uma resposta no momento certo.”


Leitores, é óbvio, mas também acho que é importante dizer, que toda e qualquer glória por qualquer verdade e bondade que esta alma peregrina encontra nesses sete livros vai para Deus, e o resto vem de nós. Observem também a sabedoria desta mulher em determinados momentos em que reconhece como Deus se serviu de suas próprias misérias para conduzi-la com ainda mais força à Verdade.


Kyrie eleison.


P.S. Para obter os sete livros, para consultas: hughakins@comcast.net; para pedidos: www.ca-rc.com.

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page