top of page

Comentários Eleison nº 787



Por Dom Williamson

Número DCCLXXXVII (787) – 13 de agosto de 2022


PROBLEMA + SOLUÇÃO


Bastaria que multidões de homens rezassem novamente as contas sagradas,

E toda a humanidade se salvaria de suas mais terríveis misérias!


Aqui está um breve panorama, ligeiramente adaptado, mas não resumido, do nosso problemático mundo atual (pode-se ler o artigo original em francês em jeune-nation.com/lectures/nouveaute-imposture-trahison-de-macron), e também uma breve explicação de como e por que o Santo Rosário de Nossa Senhora é a coisa mais próxima de uma solução.


É muito cômodo dizer: “Não sei! Não me interessa! E não quero saber!”, mas ao mesmo tempo o globalismo está continuamente tecendo sua teia para aprisionar-nos, e por meio dela um despercebido véu de normas e restrições, sob o pretexto de facilitar as coisas, está asfixiando silenciosamente as liberdades públicas e pessoais para sufocar a alma que os povos, largamente dominados, ainda possam ter. A tirania digital e a sociedade de consumo, ao transformarem tudo em mercadoria de preço conhecido mas sem valor, estabelecendo assim o estado global, avançam firmemente sob o manto de uma série de crises habilmente arranjadas, exploradas e manipuladas; crises sanitárias passadas e futuras, ou o pânico ante o confronto aberto entre a Rússia soberana e o estado profundo globalista entrincheirado em Washington, Londres, Tóquio, Paris e Berlim.


Nossas sociedades estão a ponto de um colapso civilizacional. Neste momento, deve-se escolher entre um retorno a uma ordem natural ou um reset transumanista, como nos promete o Fórum Econômico Mundial de Davos. Este Great Reset começa com a digitalização da humanidade, e pretende terminar com uma fusão do homem com o computador, através da interface do cérebro humano com a máquina. Nossas classes dirigentes são mestras nessa ideologia mortal, um ideal de progresso ilimitado, no qual a consciência não desempenha nenhum papel.


O presidente francês Macron e o primeiro-ministro canadense Trudeau são os primeiros nesse projeto superliberal, messiânico e totalitário, a anunciar que estão preparando um governo mundial. São impostores que subiram ao poder por meio de mentiras e manipulação. Governam multidões mantidas em permanente estado de choque pelos meios de comunicação, em pânico por causa das mudanças climáticas, das fraudemias, de uma Rússia expansionista... traindo assim a democracia, as nações e os povos que os elegeram, que, por sua vez, eles estão levando direto para o paredão.


Com relação à solução, em primeiro lugar, por que Nossa Senhora? Porque Deus existe e quer que todos os homens se salvem (I Tm. II, 4), enquanto o Diabo também existe e quer todos os homens no inferno. É o Diabo o principal responsável pelos problemas do mundo moderno tal como se esboçou acima. Mas ele é um adversário muito forte para os homens simples (cf. Ef. VI, 12). Por isso, a solução está nas mãos de Deus. Mas como a natureza humana decaída se mete em problemas cada vez piores à medida que o mundo se aproxima de seu fim, então Deus confia a salvação do mundo cada vez mais à Sua terna Mãe, por ser uma advogada da qual é mais difícil os pecadores afastarem-se do que até mesmo de Seu próprio Sagrado Coração. Por isso, especialmente desde 1789, quando a Revolução Francesa lançou, como se pode dizer, o mundo moderno, Ela foi especialmente designada por Deus para intervir junto a Ele em favor da humanidade. E Ele quer que isso seja reconhecido por meio da difusão da devoção ao Imaculado Coração d’Ela.


E, em segundo lugar, quando Ela intervém entre os homens, por que quase sempre promove a oração do Santo Rosário? Porque é uma oração simples e humilde, que ocupa nossas bocas com louvores a Jesus e à Sua Mãe, que ocupa nossas mentes com os Mistérios das vidas conjuntas de Jesus e de Sua Mãe, e que ocupa nossos dedos com as contas que continuarão a rezar quando nossas mentes se distraírem, e que chamarão nossas mentes de volta à oração quando cessar a distração. Em suma, o Rosário é muito bem adaptado para ajudar nossa natureza humana decaída a voltar-se para Seu divino Filho e para Deus através d’Ela mesma. E acusá-la de reter para si mesma qualquer atenção ou adoração devida ao seu Filho é o mesmo que acusar – comparação moderna! – um funil de combustível de reter a gasolina de um galão.


Kyrie eleison.

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page