top of page

Dom Gerardo Zendejas: dados biográficos

Ao aproximar-se a visita episcopal de Dom Gerardo Zendejas ao nosso mosteiro, por ocasião da Festa da Exaltação da Santa Cruz, cumpre recordar aos fiéis sua pequena biografia. A tradução é de Victor Fernandes.

***

PEQUENA BIOGRAFIA DE DOM GERARDO ZENDEJAS

O bispo eleito Dom Gerardo Zendejas nasceu no México em 1963.

Ele fez seus estudos preparatórios no Seminário de Nossa Senhora Co-Redentora (FSSPX), na cidade argentina de La Reja.

Ele foi ordenado subdiácono em 1986 por SER D. Marcel Lefebvre e diácono em 1987 por SER D. Antônio de Castro Mayer. No ano de 1988 ele recebeu a ordenação presbiteral do bispo D. Alfonso de Galarreta ao dia 10 de dezembro.

Ele passou os oito primeiros anos de seu sacerdócio na Colômbia. Em 1989 ele se tornou o prior de Bogotá, e em 1992 ele fundou uma escola numa área carente que perfazia 320 estudantes sob sua direção.

No ano de 1996 ele foi nomeado colaborador do Pe. Jean Espi no Priorado de Santo Atanásio em Guadalajara e em 1997, colaborador do Pe. Rafael Navas na casa de retiros em Zapotiltic (México).

Ele partiu rumo aos Estados Unidos da América em 1998, onde havia sido designado para dirigir a cada de retiros da FSSPX em Ridgefield (Connecticut).

No ano de 2000 ele se tornou prior de Ridgefield, onde veio a exercer seu ministério pelos nove anos seguintes. Durante esse período, ele fundou uma escola sob o patronato do Padre Pio de Pietrelcina (2006). Ele também encorajava peregrinações a Auriesville (NY) em honra aos protomártires norte-americanos, algumas delas tendo chegado a reunir 1300 peregrinos.

Em 2009 ele foi nomeado prior da Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Dickinson (Texas) e assumiu também a direção da escola paroquial.

Após um retiro inaciano de 30 dias de duração na França, D. Gerardo Zendejas veio a se unir a SER D. Richard Williamson em 2014.

O bispo eleito é experiente em fundar e dirigir escolas e em pregar retiros inacianos, tendo comprado recentemente uma casa nas proximidades de Ridgefield destinada a essa atividade. O primeiro retiro pregado nessa nova casa foi dirigido por SER D. Tomás de Aquino entre os dias 7 e 12 de novembro do ano passado.

Dom Gerardo Zendejas exerce seu ministério principalmente nos estados do Texas, Kansas, Connecticut e Nova York.

No dia 11 de fevereiro deste ano [2017], o bispo eleito esteve por duas semanas na Europa, onde participou da cerimônia de tomada de hábitos dos seminaristas de SER D. Jean Michel Faure em Avrillé. O Pe. Zendejas é também um membro ativo da Sociedade dos Apóstolos de Jesus e Maria, fundada por Dom Faure.

O futuro bispo é fluente em inglês e espanhol e compreende o francês.

A investidura episcopal do bispo eleito ocorrerá na Igreja de Santo Atanásio, templo sob a responsabilidade do Pe. Ronald Ringrose, localizado na cidade norte-americana de Vienna (Virginia), na Solenidade dos Santos Apóstolos Filipe e Tiago (11 de maio de 2017).

Posts recentes

Ver tudo

Resposta ao Padre Jean-François Mouroux

+ PAX Por S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino, OSB O Rev. Pe. Jean-François Mouroux, superior do priorado de São Paulo, numa carta dirigida a seus fiéis, procura prepará-los para as futuras sagrações n

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page