VOZ DE FÁTIMA, VOZ DE DEUS Nº 42

09 de dezembro de 2017

Vox túrturis audita est in terra nostra”       

(Cant. II, 12)

Marta e Maria – II

A vida contemplativa é uma ascensão que passa por diversos graus. Desde sempre se conheceram estes graus, mais detalhados em alguns autores, mais sintetizados em outros.

Guigues o Cartuxo resume-os em quatro: “A leitura é o fundamento, diz ele, ela fornece a matéria e nos convida à meditação. A meditação procura com afinco aquilo que é necessário desejar; ela aprofunda e descobre o tesouro desejado; mas, incapaz de tomar posse dele, ela nos excita à oração. A oração, erguendo-se com todas as forças para o Senhor, pede o desejado tesouro da contemplação. Enfim, a contemplação vem recompensar o trabalho de suas três irmãs, inebria com o doce orvalho celeste a alma sedenta de Deus… Ela ultrapassa todo o sentir e todo o saber.”

Nosso Senhor, falando a Santa Catarina de Sena, disse de Santo Tomás:

“Veja o glorioso Tomás! Que nobre inteligência, toda inteira aplicada à contemplação de minha Verdade. Foi nesta contemplação que ele encontrou a luz sobrenatural da ciência infusa: assim, esta graça ele a obteve mais pelas suas orações que pelo estudo.” (1)

Como seu pai, São Domingos, Santo Tomás uniu os estudos à contemplação e aos trabalhos de Maria os de Marta, trabalhos da pregação e da conversão do próximo.

“Contemplari et contemplata aliis tradere” – contemplar e comunicar aos outros os frutos da contemplação.

Este é também o programa de toda formação sacerdotal, a qual deve prolongar-se por toda a vida, para que a alma do sacerdote possa ser um reservatório de água sempre repleto para dar às almas a doutrina da salvação.

Eis o que desejamos ao futuro sacerdote, Rodrigo Ribeiro, que será ordenado no nosso mosteiro, no dia 23 deste mês, por S. Exa. Dom Richard Williamson, se Deus quiser.

+ Tomás de Aquino OSB

 (1) Diálogos, Sta Catarina de Sena, Cap I – citado por Garrigou – Perfection Chrétienne et contemplation, p. 611.

U.I.O.G.D

#Fátima #Textos

Posts recentes

Ver tudo

VOZ DE FÁTIMA VOZ DE DEUS “Vox túrturis audita est in terra nostra” (Cant. II, 12) Nº 71 – 6 de agosto de 2022 Cada primeira sexta-feira do mês os monges têm um retiro mensal com adoração do Santíssim

VOZ DE FÁTIMA VOZ DE DEUS “Vox túrturis audita est in terra nostra” (Cant. II, 12) Nº 70 – 30 de julho de 2022 Vamos retomar a Voz de Fátima para não deixar de dar a nossos fiéis o alimento da doutrin