top of page

XVI – Disposição para a Sagrada Comunhão - O agradecimento



1 – É dever


Depois de recebida a Sagrada Comunhão, que há a fazer? O devido agradecimento, pois se trata da graça mais notável e do mais precioso tesouro recebido de Deus. Consiste esse agradecimento em ficarmos recolhidos, pelo menos um quarto de hora, adorando Jesus que está dentro de nós, agradecendo-lhe e apresentando-lhe as nossas súplicas.


As duas velas acesas – S. Filipe Néri, em Roma, viu um sujeito que, apenas feita a Sagrada Comunhão, tomou do chapéu e lá se ia embora. O santo chamou logo dois clérigos e lhes disse: “Depressa: tomai duas velas acesas e segui aquele homem”. Os clérigos obedeceram. O outro, visto o estranho cortejo, indagou o porquê daquela cerimônia. Mas se aproximou dele S. Filipe e lhe disse: “Isto não é por vós, mas pelo Santíssimo Sacramento que agora recebestes. Não se deve, porventura, acompanhar com luzes o Bom Deus quando é levado fora da Igreja?”. O homem conheceu o seu erro, e voltou à Igreja para fazer o seu agradecimento com devoção, como devem fazer todos os cristãos. Sirva o exemplo também para vós. Não cometa ninguém a vilania para com Jesus Cristo de sair da Igreja logo após a Comunhão!


2 – Como se faz o agradecimento


É preciso renovar os atos de e de adoração, de esperança, de caridade, e acrescentar os de agradecimento, de oferecimento e de súplica.


a) O ato de fé e de adoração – Dizei a Jesus: Vós, ó meu Deus, vos abaixastes até mim que sou pó! Creio-vos presente em meu coração... Reconheço a vossa grandeza... Adoro-vos e me humilho profundamente...


b) O ato de esperança – Dizei-lhe: Espero de vossa bondade e misericórdia muitas graças, mas especialmente esta: que eu não vos expulse mais de mim com o pecado.


c) O ato de caridade – Protestai o vosso amor para com Jesus que tanto vos amou, dizendo-lhe que o amais agora, e amá-lo-eis para sempre, sobre todas as coisas.


d) O ato de agradecimento e de oferecimento – Como podereis dignamente agradecer a Jesus? Que lhe poderíeis dar em troca, por todos os benefícios dele recebidos? Dizei-lhe na efusão do vosso coração: Meu Senhor Jesus Cristo, agradeço-vos com todo o ardor de que é capaz esse meu pobre coração, todas as graças que me fizestes, e de modo especial, a infinita bondade com que vos destes a mim na Sagrada Comunhão. Que compensação poderia eu vos dar? Ofereço-vos todas as minhas ações, os meus pensamentos, desejos e afetos...; tudo o que tenho e que sou, a vós ofereço.


e) O ato de súplica – Como muitos se aproveitam da presença do rei para apresentar-lhe súplicas, assim devemos nós fazer, quando Jesus Cristo está em nossa alma. Pedi, pois, também vós graças a Jesus e favores para vós e para outrem: esse é o momento bom. Dizei-lhe: Dai-me, ó Senhor, todas as graças espirituais e temporais que sabeis úteis à minha alma. Peço-vos ajudar-me a cumprir bem os meus deveres e a não cair nunca mais em pecado. Ajudai também os meus parentes, benfeitores, superiores e companheiros, e livrai as almas do Purgatório.


Tais são os atos que podereis fazer após a Comunhão.


Conclusão


Lembrai, ó jovens, que a Sagrada Comunhão é a maior ação que pode o homem realizar na terra. O dia da Comunhão deve ser para vós o de verdadeira felicidade.


Preparai-vos bem para esse grande dia e para esse grande ato, correspondendo ao infinito amor de Jesus Cristo. Fazendo bem a Sagrada Comunhão, recebereis do coração adorável de Jesus a abundância de suas celestiais graças e pôr-vos-eis no caminho seguro do Paraíso.


(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page