Nossos trabalhos

Ao longo de sua história, o Mosteiro da Santa Cruz sempre desenvolveu trabalhos próprios para a subsistência de sua casa religiosa, mas também auxiliou tantos outros projetos de seus fiéis com o estímulo direto do mosteiro através de sua rede de amigos, expertise de seus membros e encorajamento ao surgimento de iniciativas que convergissem para o objetivo maior da existência do próprio claustro: todos os trabalhos se objetivando à maior glória de Deus.

Desta forma, ao descrevermos uma breve história de alguns deles, podemos dividi-los em dois segmentos: trabalhos internos próprios do Mosteiro e iniciativas de seus fiéis que encetam a manutenção do espírito beneditino no mundo secular. O que há de comum em ambas as modalidades é que apenas foram possíveis graças à generosidade e confiança de nossos doadores, que acreditam na fiabilidade de nosso Mosteiro e na seriedade de seus trabalhos físicos e, sobretudo, seu trabalho espiritual, que busca honrar a Deus em meio a uma sociedade que faz exatamente o oposto.

Nossos trabalhos monásticos

Durante mais de trinta anos de existência guardamos com bastante zelo o registro das atividades que foram desenvolvidas por nossos monges, em trabalhos lentos e pacientes, que visavam a garantia de alimentos para o claustro, a construção e crescimento do mosteiro e a produção artesanal de objetos de valor sacro. Apesar de que parte destes trabalhos cessaram com o trânsito natural de religiosos ou foram pausados em favor de outros de maior importância para o presente da instituição, ainda assim, tanto quanto no começo, nossos labores continuam vivos, silenciosos e intensos, testemunhando a doação diária à causa de Nosso Senhor Jesus Cristo que é a vida do monge.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Projetos exteriores que apoiamos

Falando em grandes trabalhos, nosso mosteiro já desenvolveu ou apoiou inúmeros, pela graça de Deus. Da mesma forma e com o mesmo cuidado, também apoiamos na comunidade do entorno do Mosteiro da Santa Cruz muitos outros pequenos trabalhos independentes que já ficaram para a história ou continuam hoje sua existência seguindo o ideário de São Bento.

Abaixo destacamos alguns deles:

Livraria Santa Cruz

Editora Triregnum

Café Monte Cassino

Ateliê Lírio em Flor

Fábrica artesanal de velas de cera

Produção artesanal de cogumelos Mosteiro da Santa Cruz

Produção de hortifrútis (variedade de caquis e goiabas)

img20210412_14225053.jpg

A ociosidade é inimiga da alma; por conseguinte, devem os irmãos ocupar-se a certas horas no trabalho manual e a outras horas na leitura das coisas divinas”

(Regra - Cap. 48)