top of page

Sermões: 7º Domingo depois de Pentecostes (2012)

Sermão proferido por Dom Tomás de Aquino OSB. Desejou-se, tanto quanto possível, conservar em sua escrita a simplicidade da linguagem oral.

PAX VI Domingo depois de Pentecostes 2012

Hoje Nosso Senhor nos adverte: “Acautelai-vos dos falsos profetas”.

Nas estradas, quando há curvas perigosas ou trechos de alto índice de acidentes, é costume pôr-se placas indicando o perigo. Nos frascos contendo veneno, é costume pôr-se um rótulo com uma caveira.

“Perigo!”, nos diz Nosso Senhor. Nosso Senhor nos ama e como bom Mestre Ele nos ensina a seguir o bem e a nos precaver contra o mal. Ora, o mal vem a nós de três maneiras:

1º – pelo demônio, como foi o caso de Eva.

2º – pela carne, ou seja, pelas feridas do pecado original agravadas pelos nossos pecados pessoais.

3º – pelo próximo, como foi o caso de Adão que escutou Eva que, por sua vez, havia escutado o demônio.

Três perigos contra os quais a Santa Igreja nos adverte de nos acautelar. Mas hoje são os falsos profetas que estão em cena. Já que é deles que nos fala Nosso Senhor, falemos deles, caríssimos fiéis, pois assim o quer a Santa Igreja ao escolher este Evangelho para hoje.

Quem são os falsos profetas? São os falsos doutores, os falsos mestres dentro da Igreja, nos diz Santo Tomás.

E quem são os doutores dentro da Igreja? São os que detêm o poder de ensinar.

E quem detém o poder de ensinar? É a Igreja docente, como diz o catecismo.

E quem pertence à Igreja docente? Os papas e os bispos, nos diz o catecismo.

Ora, Nosso Senhor nos diz: “Cuidado com os falsos profetas”, ou seja, cuidado com os maus papas e os maus bispos. Mas maus como? De que maldade fala aqui Nosso Senhor? Ele fala de um aspecto do mal, de um só. Qual? O de ensinar mal; o de ensinar o erro; o de ensinar a mentira.

Mas quem ensinou o erro dentro da Igreja? Nestório, por exemplo. Nestório era bispo, era patriarca de Constantinopla. Nestório pertencia à Igreja docente, isto é, à Igreja que tem o poder, a missão, a graça de ensinar. E que ensinava Nestório? Que Nossa Senhora não é mãe de Deus, que este título não convém a Nossa Senhora. Nestório era um falso profeta. “Eles vêm a nós”, diz Nosso Senhor, “sob peles de ovelha e por dentro, no entanto, são lobos vorazes”. Nestório era um lobo voraz.

O novo prefeito da Congregação pela Doutrina da Fé ensina que Nossa Senhora não é virgem. Monsenhor Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, é um lobo voraz. Ele vem a nós sob a pele de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o antigo Santo Ofício. Ele vem sob a pele de defensor da Fé. Ele vem sob a pele da maior autoridade na Igreja, após o papa, em matéria de doutrina, em matéria de Fé.

“Por dentro, no entanto, ele é um lobo voraz”. Voraz por quê? Porque ele devora a Fé dos fiéis, ele a destrói, e destruindo a Fé ele mata a vida sobrenatural nas almas. As almas, uma vez mortas, são como que tragadas pela boca do Inferno se não voltam a tempo a Nosso Senhor, o bom Pastor que ensina a verdade e que conduz à vida eterna.

“Porventura colhem-se uvas de espinhos ou figos de abrolhos?”, ensina Nosso Senhor. Por que uvas e figos? A uva representa a sabedoria, pois a sabedoria é a alegria dos homens, e, diz a Escritura, o vinho alegra o coração do homem. O vinho representa a sabedoria. A sabedoria julga todas as coisas a partir do que há de mais ato.

No hospital, quem está mais alto é o médico. E do médico desce os efeitos bons da medicina graças aos quais a vó talvez volte para casa. Talvez nós a veremos novamente aqui nesta capela. Por quê? Porque o médico a curou ou a está curando. O médico afastou o mal, afastou o que era contrário à saúde e o corpo recobrou a força.

Assim, na Igreja, o bom Pastor, Nosso Senhor, dá saúde às almas e por isso as almas se alegram, pois a saúde, a vida é um princípio de alegria. A alegria consiste em possuir o que se ama.

Ora, o que podemos amar mais do que a vida? E quem nos dá a vida? A sabedoria. A sabedoria do médico deu a vida ou restaurou a vida ameaçada de minha mãe. A sabedoria dos verdadeiros pastores deu a vida sobrenatural às almas que estavam (e a maioria ainda está) desorientadas pelo Vaticano II. Assim, Dom Lefebvre agiu com sabedoria. Por quê? Porque ele amou a Verdade e odiou o erro.

E os figos, que representam? Eles representam a caridade. A caridade é a doçura de Deus A caridade é a sabedoria tomando conta do coração. Sabedoria e caridade, onde encontrá-las? Com os falsos profetas? Jamais! Onde, então? Na Tradição, ou seja, no ensinamento da Santa Igreja, da verdadeira Esposa de Nosso Senhor, a qual é cheia de Verdade e de doçura. Assim seja.

Dom Tomás de Aquino O.S.B.

Posts recentes

Ver tudo

Sermões: 2º Domingo depois da Epifania (2018)

Sermão proferido por Dom Tomás de Aquino OSB. Desejou-se, tanto quanto possível, conservar em sua escrita a simplicidade da linguagem oral. † PAX II Domingo depois da Epifania (2018) O Evangelho de

Sermões: 24º Domingo depois de Pentecostes (2013)

Sermão proferido por Dom Tomás de Aquino OSB. Desejou-se, tanto quanto possível, conservar em sua escrita a simplicidade da linguagem oral. † PAX XXIV Domingo depois de Pentecostes (2013) Ao termina

Sermões: 23º Domingo depois de Pentecostes (2012)

Sermão proferido por Dom Tomás de Aquino OSB. Desejou-se, tanto quanto possível, conservar em sua escrita a simplicidade da linguagem oral. † PAX XXIII Domingo depois de Pentecostes (2012) Pe. Emman

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page