top of page

VOZ DE FÁTIMA, VOZ DE DEUS - Nº 72

VOZ DE FÁTIMA VOZ DE DEUS

Vox túrturis audita est in terra nostra”

(Cant. II, 12)


Nº 72 – 13 de agosto de 2022


No décimo domingo depois de Pentecostes, Nosso Senhor nos propõe a parábola do fariseu e do publicano. O fariseu, orgulhoso. O publicano, humilde. O fariseu veio ao templo para rezar. Foi rezar, mas nada pediu. Não pediu, porque era orgulhoso. Não pediu, mas se comparou a todos os homens, e se pôs acima de todos. Que podia pedir este homem que se crê perfeito?


O publicano, porém, não ousava levantar os olhos aos céus, e repetia sem cessar: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador.” Este pedia alguma coisa, e alguma coisa de grande, de excepcionalmente grande: o perdão que Nosso Senhor veio nos trazer pelo sacrifício da cruz; razão de ser de sua encarnação.


Nesta crise atual, lembremo-nos sempre de que somos pecadores. A Tradição tem para si a verdadeira doutrina, a fé verdadeira, mas quem somos nós senão pobres pecadores? Tenhamos cuidado para não sermos como o fariseu.


Quem e o que pode nos salvar? A Missa de Sempre, que é a renovação da morte de Nosso Senhor na cruz. Amemos a missa que nos ensina a humildade de corpo e de alma. “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva.” Fazendo assim, seremos salvos.



+ Tomás de Aquino, OSB

Posts recentes

Ver tudo

VOZ DE FÁTIMA, VOZ DE DEUS - Nº 71

VOZ DE FÁTIMA VOZ DE DEUS “Vox túrturis audita est in terra nostra” (Cant. II, 12) Nº 71 – 6 de agosto de 2022 Cada primeira sexta-feira do mês os monges têm um retiro mensal com adoração do Santíssim

VOZ DE FÁTIMA, VOZ DE DEUS - Nº 70

VOZ DE FÁTIMA VOZ DE DEUS “Vox túrturis audita est in terra nostra” (Cant. II, 12) Nº 70 – 30 de julho de 2022 Vamos retomar a Voz de Fátima para não deixar de dar a nossos fiéis o alimento da doutrin

VOZ DE FÁTIMA, VOZ DE DEUS Nº 69

22 de dezembro de 2018 “Vox túrturis audita est in terra nostra” (Cant. II, 12) Nada melhor do que uma boa confissão para se preparar para o Natal. Além dos pecados mortais, que cada um se examine tam

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page